Mangaratiba realiza 1º Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria da Mulher, realizou nesta sexta-feira (22) o 1º Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O evento, que aconteceu no Centro Cultural Cary Cavalcanti, reuniu autoridades, especialistas e profissionais da rede de proteção, com o objetivo de debater estratégias e fortalecer políticas públicas voltadas à defesa e proteção dos direitos das mulheres da cidade.
A iniciativa, realizada em celebração à Campanha Agosto Lilás, tem como objetivo integrar toda a rede de apoio municipal, estadual e federal, garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado às vítimas de violência no município. Também foram discutidas ações para ampliar os canais de acolhimento, escuta e orientação.
Durante o fórum, a Secretaria da Mulher promoveu o lançamento oficial da Campanha Municipal de Combate à Violência contra a Mulher, com a apresentação do cartaz e do panfleto informativo, que serão distribuídos pela cidade. Os materiais destacam os tipos de violência, os canais de denúncia, os pontos de acolhimento disponíveis no município, além de outras informações essenciais.
O evento contou com a presença da Secretária da Mulher, Dra. Gabi Angelo, dos secretários municipais, Anderson Quadros (Segurança) e Lauro Tenório (Ciência e Tecnologia); e de representantes do CREAM, Arte Viva, CREAS, Ronda Maria da Penha, Conselho Tutelar, e da Patrulha Maria da Penha do 33° BPM.
Trabalho conjunto em defesa da mulher mangaratibense
No fórum, a Secretaria de Saúde, por meio do programa Arte Viva, apresentou uma análise detalhada sobre o panorama atual da violência contra a mulher em Mangaratiba. O levantamento inclui dados sobre faixa etária das vítimas, tipos de violência registradas, raça/cor e indicadores de vulnerabilidade. As informações permitem análises mais aprofundadas e contribuem para a formulação de políticas públicas eficazes.
Dando continuidade às ações conjuntas, foi lançada a nova aba da Secretaria da Mulher no site oficial da Prefeitura. Desenvolvida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, a plataforma disponibiliza informativos sobre direitos, dados do Mapa das Violências contra Mulheres e Meninas Mangaratibenses (MAVIMM), detalhes do Protocolo “Não é Não! Respeite a Decisão!” e os contatos dos locais de acolhimento para mulheres vítimas de violência.
As ações reforçam o compromisso da Prefeitura de Mangaratiba em garantir direitos, ampliar a rede de proteção e construir uma cidade mais segura e acolhedora para todas as mulheres.