Prefeitura de Mangaratiba promove Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra na Câmara Municipal 

Celebrando a Semana da Consciência Negra, a Prefeitura de Mangaratiba realizou nesta quarta-feira (19) uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores para a entrega das Moções Velha Camila. A honraria reconhece cidadãos que fortalecem a história, a identidade e a representatividade negra no município, além de contribuírem de forma significativa no âmbito social, comunitário e cultural.

A cerimônia reuniu autoridades, homenageados, familiares e moradores, em uma tarde dedicada ao reconhecimento e à valorização da população negra local.

O Prefeito Luiz Cláudio Ribeiro participou de toda a solenidade e ressaltou o compromisso da gestão com a promoção da igualdade racial, o respeito às religiões de matriz africana e o reconhecimento da história da comunidade negra de Mangaratiba. Ele destacou ainda a criação da Coordenadoria de Povos Originários e Tradicionais, reforçando o cuidado contínuo com políticas públicas voltadas ao tema.

Foram 15 homenageados com a Moção Velha Camila, que leva o nome de Camila Loureiro, rezadeira e figura emblemática da Marambaia. Símbolo de resistência, Velha Camila é lembrada pela força e pela influência marcante na vida da comunidade. Enterrada no cemitério da Praia Grande, acredita-se que tenha vivido mais de 130 anos, sendo uma das personalidades mais importantes da memória local.

Estiveram presentes o Secretário de Cultura, Nelson Leite, o Vereador Josué Té, a Subsecretária de Direitos Humanos, Taynara Ramos, demais secretários, subsecretários e população.

Programação cultural

Além da Sessão Solene, a programação da Semana da Consciência Negra contou também com feira de artesanato e gastronomia, Mesa de Conversa com o tema ‘Direito por direito. Sem reconhecimento, não há reparação’ e outras atividades que exaltam a cultura negra de Mangaratiba.

Noite de samba e cultura na Praça Robert Simões

A programação da Semana da Consciência Negra seguiu em grande estilo com uma roda de samba que animou a Praça Robert Simões. O Quintal do Alvinho fez todo mundo entrar no clima.

A noite também contou com a apresentação de dança da Terceira Idade de Itacuruçá e com um desfile afro especial, trazendo beleza, identidade e representatividade ao evento.

Foi um encontro de arte, memória e resistência, fortalecendo a cultura negra e celebrando a história que faz parte de Mangaratiba.

Comments are disabled.