Mangaratiba encerra curso Formar Cultura com aula-espetáculo no Centro Cultural Cary Cavalcanti


A Prefeitura de Mangaratiba e a Fundação Mário Peixoto (FMP) promoveram, nesta quarta-feira (26), a aula-espetáculo que marcou o encerramento do curso Formar Cultura. Com o tema “A cultura local como potência artística, social, econômica e sustentável”, o encontro reuniu artistas, produtores e agentes culturais no Centro Cultural Cary Cavalcanti, em uma noite de debates, trocas e celebração da identidade mangaratibense.

O Formar Cultura – Laboratório de Produção Cultural ofereceu capacitação gratuita para artistas, artesãos e produtores, com conteúdos teóricos e práticos, estudos de caso e elaboração de projetos culturais. Ao final do curso, os participantes tiveram direito a certificado mediante conclusão das atividades.

Durante a aula-espetáculo, foram discutidas vivências artísticas, trajetórias profissionais e os desafios de viver da arte no Brasil. O público também assistiu à diversas apresentações culturais, incluindo a do Grupo Filhos da Marambaia, que levou ao palco música e tradições da cultura local.

O evento contou com a presença de nomes importantes da cena cultural: Daniel Soares (músico e compositor), Cary Cassiano (escritor e membro da Academia Mangaratibense de Letras), Bárbara Guerra (produtora cultural e liderança quilombola), Gil Del Carmo (diretor-administrativo da FMP) e Elaine Moreira (professora e coordenadora de Produção Cultural). A mediação ficou por conta de Eduardo Barata, produtor e diretor teatral.

O Formar Cultura é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale, realizada pelo Ministério da Cultura e Instituto Areté, com apoio da Fundação Mário Peixoto e da Prefeitura de Mangaratiba.

Comments are disabled.