Itacuruçá celebra Semana da Pátria com desfile cívico
A Semana da Pátria 2025 chegou a Itacuruçá nesta quarta-feira (03), com a realização de um desfile cívico promovido pela Prefeitura de Mangaratiba. O evento, que reuniu centenas de moradores, famílias e estudantes, contou com a participação de unidades escolares do distrito, com trabalhos destacando a história local, através da exaltação da cultura caiçara, Quilombo da Marambaia e o jongo, entre outros.
A programação do dia foi embalada pelas apresentações das bandas marciais COMOSI, COMARPE (arquipélago) e ECOM, que deram um tom especial ao desfile. A Guarda Municipal também marcou presença com o Grupamento de Ação com Cães (GAC), a Ronda Maria da Penha (RMP), o Grupamento de Ronda Escolar (GRE) e os Patrulheiros Mirins.
Desfilaram alunos das Escolas Municipais, CEIMs e EJA de Itacuruçá, da Praia da Gamboa, Praia de Águas Lindas e Ilha de Jaguanum. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos desfilou junto com o grupo da Terceira Idade local e com os participantes das oficinas do CRAS e do Núcleo de Convivência de Itacuruçá. A Secretaria de Educação encerrou o evento, reforçando o compromisso da gestão com a valorização da educação e da cultura.

O Prefeito Luiz Cláudio Ribeiro participou do desfile ao lado da primeira-dama Marcela Ribeiro e destacou o impacto positivo da retomada dos desfiles distritais:
“Ver as escolas, famílias e instituições de Itacuruçá reunidas para celebrar nossa história e identidade é motivo de orgulho. Esses eventos aproximam a comunidade, fortalecem os laços e ajudam a movimentar a economia local”, ressaltou o prefeito.
O vice-prefeito Lucas Venito também esteve presente, acompanhado dos vereadores Nilton Santiago, Cecília Cabral, Chicão da Ilha, Daniel Vasconcellos, Dr. Mair, Josué Té, Júnior Laurentino, Kaio Freijanes, Marcinho Costa Verde e Yury Aguiar, além do Capitão Mouzinho (33º BPM) e secretários municipais.
A Semana da Pátria 2025 continua com desfiles nos próximos dias, passando por todos os distritos de Mangaratiba. O encerramento oficial acontece no Dia da Independência, 7 de setembro, no Centro.