Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de Mangaratiba, em parceria com o Detran-RJ e as Associações de Pescadores da região, promoveu uma ação social voltada à emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pescadores artesanais e marisqueiras do município. Durante a iniciativa, que aconteceu no Iate Clube de Itacuruçá, mais de 300 profissionais da pesca foram atendidos, com a emissão da 1ª e 2ª via do documento.
A ação foi voltada principalmente para pescadores e marisqueiras das Ilhas da Gamboa, Jaguanum, Marambaia e demais Ilhas de Itacuruçá, para garantir que os profissionais não percam benefícios essenciais, como o auxílio defeso. A iniciativa chegou ao distrito por meio da mobilização das lideranças locais de cada uma das ilhas.
O pescador Natan Barbosa, morador da Ilha da Marambaia, foi um dos centenas de beneficiados pela ação e destacou importância dela:
“Eu sou da Ilha da Marambaia, e nós, pescadores da região, temos uma certa dificuldade para conseguir emitir documentos pela distância e locomoção. Então essa ação social nos possibilitou a atualização para a nova identidade civil nacional, e agora estou tranquilo que não vamos perder o nosso benefício”, disse.
Vale ressaltar que a Prefeitura de Mangaratiba já está se mobilizando junto ao Detran-RJ para ampliar o serviço para pescadores e marisqueiras moradores de outros distritos. Os próximos atendimentos serão realizados em Muriqui e no Sahy.