A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou nesta quarta-feira (09) a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Hotel PortoBello. O evento buscou promover uma discussão sobre políticas públicas e elaborou propostas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, em Mangaratiba.
Neste ano com o tema: ‘20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência’, o evento reuniu representantes da sociedade civil, do executivo municipal, órgãos de justiça, conselhos municipais e estaduais, para um amplo debate sobre os projetos e serviços da assistência em prol da população.
O Prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, fez questão de participar do encontro. Ele reafirmou que a assistência social é um dos pilares da sua gestão, e que não medirá esforços para atender a população com dignidade, carinho e respeito. Ele complementou:
“Sabemos que existem muitas dificuldades, principalmente orçamentárias, mas nem por isso, o trabalho assistencial para os usuários pode parar. Parabenizo o secretário de Assistência Social, Edu Jordão, por mostrar tanto empenho e muito amor no cuidado pelas vidas que necessitam de mais atenção. Vamos continuar trabalhando para juntos construirmos uma Mangaratiba melhor para todos”, disse.
Os presentes assistiram a palestra ’20 anos do SUAS: Avanços, Resistências e o Futuro da Proteção Social no Brasil’, com a Secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros. A ação contou ainda com uma exibição cultural de membros do CRAS Serra do Piloto, que apresentaram a música ‘Mangaratiba’ do cantor Luiz Gonzaga. Também foram expostos trabalhos realizados nas oficinas dos grupos da terceira idade.
O evento contou com a presença do vice-prefeito, Lucas Venito, da primeira-dama, Marcela Ribeiro, dos Secretários Municipais: Natacha Kede (Meio Ambiente e Mudanças Climáticas), Gabriela Ângelo (Mulher), Coronel Paulo Rogério Escarani (Defesa Civil), e dos subsecretários: Adilson Câmara (Assistência Social), Taynara Costa (Direitos Humanos), Adriana Salles (Terceira Idade e Envelhecimento Saudável).
Também marcaram presença a Promotora de Justiça de Mangaratiba, Dra. Débora Becker, a Conselheira Estadual de Assistência Social, Fabiana Rosa, o suboficial da Marinha, Alcides Fiuza, além de representantes dos conselhos municipais do idoso, da criança e adolescente, da pessoa com deficiência, e dos conselhos municipal e estadual de Assistência Social.
Elaboração de propostas:
Durante o evento, também foram elaboradas e aprovadas as propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual de Assistência Social, que começaram a ser preparadas nas pré-conferências, realizadas nas últimas semanas em cada distrito de Mangaratiba. O trabalho tem como base os cinco eixos temáticos seguintes:
EIXO 1 – Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades.
EIXO 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional.
EIXO 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
EIXO 4 – Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social no SUAS.
EIXO 5 – Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.